3 de julho de 2012

Projeto Acalanto chega ao Espaço Nascente



O Projeto Acalanto (http://www.projetoacalanto.com.br/) - Música na gestação para o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê – chegou ao Espaço Nascente. As sessões são coordenadas pela cantora e compositora Isadora Canto, idealizadora do projeto, e são oferecidas semanalmente para grupos de mulheres. Entre em contato (http://espaco-nascente.blogspot.com.br/p/contato.html) para mais informações.

O objetivo do projeto é promover o contato das gestantes e seus bebês com a música e, com isso, sensibilizá-las para a importância de ouvir e cantar músicas para seus filhos desde a gestação.

Por volta da 21ª semana de gestação, o bebê começa a escutar sons do mundo exterior. E desde o começo do processo embrionário, pode começar a ser acariciado com canções que transformam a sua experiência e a de sua mãe ainda no ventre.

Os benefícios da música para o bebê e para a mãe são inúmeros.

Como exemplos mais gerais, pode-se afirmar que acontece a fortificação do vínculo afetivo, o elo entre mãe e filho, a fluidez na comunicação desde a barriga. Especificamente, podemos citar a entrada da mãe no universo infantil (muitas mães só tem contatos com seus bebês nos exames de ultrassonografia), o incentivo ao diálogo, a estimulação do imaginário materno com o contato com o mundo infantil.

Além disso, cientificamente, afirma-se que o canto da mãe é a prolongação da sua respiração e emite vibrações para o bebê, acariciando-o, como em uma massagem; e a parte neurológica também é estimulada. Como resultado de quase dez anos de aplicação do método Acalanto, podemos afirmar que as crianças que experimentam as vivências desde a barriga tendem a ser mais comunicativas e mais calmas. Também tendem a ser crianças que dormem melhor e comem melhor.

Para a mulher, os benefícios são múltiplos. Quem vivencia a gestão usando a música como forma de comunicação com seu bebê pode, ao mesmo tempo, trabalhar a autoestima, a segurança e o bem-estar.

Quer experimentar um acalanto?
Entre em contato para mais informações.

Sobre o Projeto Acalanto

O Projeto Acalanto foi criado em 2005, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê através da música. Através de jogos musicais, composições, visualizações, estimulação instrumental, canto, relaxamento e outras atividades musicais, as vivências ajudam a mãe a se conectar com o universo infantil, ainda distante quando o bebê está na barriga.

Originalmente, é realizado no Canto Acalanto. Mas possui outros formatos, como a Vivência Acalanto, que permite que esta experiência seja levada para outros públicos e lugares.

Sobre Isadora Canto
- Cantora e compositora, com formação acadêmica em Música e Fonoaudiologia;
- Autora do CD Vida de Bebê, indicado ao Grammy Latino como melhor CD de música Infantil;
- Idealizadora do Projeto Acalanto de música na gestação;
- Coordenadora do único coral de mães com bebês do mundo, o Materna em Canto.

Nascida no Rio de Janeiro em uma família extremamente musical, seu pai era pianista popular. Em 2001, se formou em música pela Faculdade Santa Marcelina, quando nasceu seu primeiro filho, Theo. Essa gestação deu início a uma vivência extremamente sonora e criativa para Isadora, que juntou suas duas paixões: a música e a maternidade. Partindo da própria experiência de música com seu bebê ainda no ventre, ela realizou estudos e pesquisas por diversos países. Comprovando os benefícios da música para mães, pais e filhos durante a gravidez, fundou o Projeto Acalanto de música na gestação. Em 2005, lançou o CD Vida de Bebê, que foi indicado ao Grammy Latino em 2007 na categoria Melhor CD infantil. Em 2008, teve sua segunda filha, Lia, e comprovou a força do vínculo musical para um novo ser. Além do Projeto Acalanto, Isadora coordena o único coral do mundo formado por mães com seus bebês, o Materna em Canto.

Quintas, das 9h30 às 10h30, no Espaço Nascente.

Informações:

isadora@projetoacalanto.com.br; espaconascente@gmail.com; (11) 3672-6561 / 2548-6383