30 de julho de 2012

Mães conversam sobre valores no segundo encontro de empreendedorismo materno

Para empreender, é fundamental entrar em contato com os seus valores. Este foi o tema principal do II Encontro de Empreendedorismo Materno, que aconteceu neste sábado, dia 28 de julho, no Espaço Nascente. O encontro contou com a presença de Anna Gallafrio, da Natural Coaching, que provocou as participantes a pensarem como entender seus valores influencia o processo de tomada de decisão, geralmente envolvido nas mudanças profissionais após a gravidez e a maternidade.

“Valores são princípios. É quem nós somos. Não quem deveríamos ser ou quem gostaria de ser. É o que nos norteia e nos faz tomar decisões coerentes, assertivas e tem tudo para dar um chão firme, uma base de por onde seguir”, explica Anna.

“Quando vi que haveria um encontro de mães empreendedoras para discutir valores, eu pensei: ‘preciso disso’. Pode ser um jeito de a minha faceta profissional voltar, porque depois que meu filho nasceu não consigo me ver fazendo outra coisa que não ser mãe. Tem desejos fervilhando, ideias brotando, vontades de outras coisas, mas a maternidade me toma inteira”, revelou uma mãe participante do encontro.

Segundo Anna, o processo de reflexão sobre os valores é individual, mas é também importante discutir valores coletivamente. Para o grupo, faz sentido afirmar que a maternidade, muitas vezes, nos conduz a partilhar alguns valores, como os citados por uma mãe presente no encontro: “cuidar, estar junto, reunir, querer ter uma família, cuidar da família”.

Honrar valores

Em processos de transformação e mudança, inclusive – ou especialmente – os profissionais, nossos valores estão em jogo. Em geral, buscamos honrá-los nestes momentos. Entende-los é um passo indispensável para alicerçar a tomada de decisão.

Não é possível afirmar que entender os valores é segurança de decisão bem tomada, mas todo trabalho feito no sentido de diminuir os riscos de uma virada é sempre importante. “Observar os seus valores e dos outros é um exercício. Ajuda a construir relações mais saudáveis, respeitando os valores distintos e brigando pelos seus. A decisão tende a ser mais sólida e coerente”, explica Anna.

Encontros

O objetivo dos encontros de empreendedorismo materno é reunir mães empreendedoras e que tem vontade de empreender para refletir juntas e para formar uma rede de apoio.

O primeiro encontro de empreendedorismo materno aconteceu em abril no Espaço Nascente. Veja o relato aqui.

Fique atenta para saber a agenda dos próximos encontros. Curta a página do Espaço Nascente no Facebook

Os encontros são realizados pelo blog Empreendedorismo Materno e pela Abraço Materno, com apoio do Espaço Nascente e da Adorável Design.