10 de outubro de 2013

Dia e final de semana das Crianças

Balangandança Cia
Projeto TRAJETO – SESC Belenzinho
Dias 12 e 13 de Outubro
Em DOIS horários: às 12h e às 17h
Dia 12 de Outubro  - Espetáculo Brincos & Folias
Dia 13 de Outubro  - Espetáculo Álbum das Figurinhas

Endereço:
SESC Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000, Belenzinho - São Paulo
Informações: (11) 2076-9700

Sobre o Projeto TRAJETO

Neste mês especial da criança, o TRAJETO apresenta dois espetáculos com a Balangandança Cia, grupo que desde 1997 desenvolve criações, pesquisa e reflexões de dança contemporânea dirigida ao público infantil.

Em um final de semana, serão apresentadas a primeira e a sexta e última criação desta companhia, Brincos & Folias (criado em 1997) e álbum dAs Figurinhas (criado em 2013). Uma oportunidade para você conhecer ou reencontrar o trabalho da Balangandança e se divertir com seus inventivos espetáculos.
“Brincos & Folias” ( 1997)
A televisão explodiu. E agora, o que fazer? Um grupo de crianças vai ter que inventar novas brincadeiras, redescobrindo seu corpo e o prazer de dançar e inventar movimentos.

Entram em cena a amarelinha, o pega-pega, as bolhas de sabão, o vídeo-game, brincadeiras de bater palmas… Experiências lúdicas resgatadas da infância de antigas e novas gerações, a partir da pesquisa de brincadeiras realizadas espontaneamente por crianças em diferentes locais da cidade de São Paulo.

A Balangandança Cia. convida o público a entrar na dança, ora como espectador, ora como bailarino e fazer a dança virar brincadeira e vice-versa!

“àlbum dAs Figurinhas” (2013)
Ao invés de coladas no papel, as figurinhas que compões este álbum-espetáculo estão grudadas nos ossos, na pele, nos cabelos dos bailarinos da Balangandança Cia. Reunida ao longo de três anos pelo grupo, uma grande coleção de movimentos, brincadeiras e danças é agora trocada, colada, repetida, em um espetáculo que incita a imaginação de crianças e adultos. O Buraco, o Crescer, o Coração e a Lua são as figurinhas prediletas. Elas desencadeiam histórias e poesias de movimento que estimulam o espectador a estabelecer, ele próprio, suas relações.

Nesse álbum, todos são “figurinhas”: bailarinos/artistas e espectadores/crianças de todas as idades. Todos com suas memórias, corpos e sensibilidade. Uma seleção para colecionador nenhum por defeito!

Sobre a Companhia:

A Balangandança Cia. brinca e pesquisa para criar seus trabalhos há 16 anos. Aqui a brincadeira vira dança e vice-versa. Corpo é brinquedo e brinquedo é inventado também.

Misturamos os ingredientes que constituem a dança da Balangandança Cia. com estudos em desenvolvimento motor e cognitivo, educação, arte contemporânea e estética. Áreas do saber que fundamentam as práticas da Cia., que dança e pensa o que faz.

A companhia, que já foi duas vezes premiada pela Associação Paulista dos críticos de Arte (APCA), é reconhecida por desenvolver um trabalho sólido e pioneiro no Brasil, que oferece à criança a possibilidade de apreciar espetáculos de dança contemporânea de qualidade, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo. Para saber mais, acesse: balangandanca.com.br