4 de junho de 2012

Porque usar fraldas de pano?

Há muitos motivos para se usar fraldas de pano, para mim o principal é que não há como nada ser mais suave para a pele de um bebê do que um tecido 100% algodão.

Assim como uma roupa 100% algodão é mais confortável, é a mais indicada para bebes, por ser mais fresca, ter menos chance de dar alergias, a fralda também o é.

Outro motivo é o ecológico: o bebê usa fraldas em media por dois anos ou dois anos e meio, neste período vão para o lixo cerca de cinco mil fraldas descartáveis. Isto representa cerca de 30% de lixo não biodegradável e elas demoram mais de 400 anos para se decompor.

O gasto energético para produção, transporte e descarte das fraldas descartáveis é maior do que o das fraldas de pano. Mesmo considerando que com as fraldas de pano se usa mais água nas lavagens, o gasto energético para sua produção, utilização e descarte destas é menor.

Também há o motivo econômico: durante o período que a criança usa fraldas será gasto cerca de dois ou três mil reais em fraldas descartáveis, enquanto as fraldas de pano podem ser utilizadas varias vezes pela mesma criança e depois ser utilizadas por outras antes de ser descartada.

Apesar das fraldas de pano serem mais caras que uma descartável, elas saem mais baratas no longo prazo, pois serão usadas por muito mais tempo e depois ainda poderão ser reutilizadas por outros bebês.