14 de fevereiro de 2013

Carnabebê: o primeiro passo de um ano musical no Espaço Nascente


No último sábado, dia 9, o Espaço Nascente deu o grito de carnaval da programação para bebês na cidade de São Paulo. Foi o Carnabebê, que reuniu mais de cem pessoas e contagiou as famílias para começar a folia. A programação musical e as atividades lúdicas ficaram por conta de Edsângela Holanda, colaboradora do Espaço Nascente, onde realizada atividades musicais durante todo o ano.

“O Carnaval com os bebês foi emocionante e inesquecível! Foi super alto astral, com participação dos pais cantando as canções desde cirandas, canções folclóricas infantis, marchinhas de carnaval, cacuriás do Maranhão (que falam nos bichos como o "jacaré que sacode o rabo" e o "caranguejinho com suas garrinhas"). Para cada canção, tínhamos um instrumento musical diferente para os bebês tocarem ou uma brincadeira com lenços, fitas, iô-iô chinês e outros objetos. A diversão foi geral entre adultos, bebês crianças e até as vovós presentes!”, relembra Edsângela.

Os pais se entregaram à festa e se tornaram brincantes: entraram embaixo de tecidos transparentes e imaginaram junto com seus filhotes que estavam numa "casa muito engraçada". “Foi super mágico e contagiante o coro cantando”, conta Edsângela. A lembrança da atividade vai ficar para além da percepção e das sensações. As mães e pais presentes confeccionaram e customizaram um ganzá (instrumento musical percussivo) para brincar em casa com seus bebês e crianças.

Música o ano inteiro

O trabalho de Edsângela no sábado foi direcionado para uma atividade de carnaval. “Procuramos levar o ritmo das marchinhas e um pouco de nossa riqueza musical para imergirmos os bebês e crianças nesse universo da nossa história da música brasileira de qualidade”, explica, contando que os foliões foram animados por violão, percussão e saxofone.

Já o trabalho de musicalização que ela realiza nas aulas semanais para bebês e crianças no Espaço Nascente tem um pouco destes e de outros elementos da linguagem musical (altura, timbre, intensidade, duração, história da música, estilos musicais, ritmos brasileiros e família dos instrumentos). “Tudo apresentado de forma lúdica e respeitando o ritmo da criança, isto é: levamos os bebês e as crianças à sensibilização musical de forma interativa, envolvendo-os a todo momento com os sons”, diz.

O mascote Serafim, que foi responsável pelo ponto alto da festa de carnaval, também está presente nas aulas de musicalização com suas histórias como: " o trem na estação", " a floresta", " o mar", " o gato na tuba", e faz os bebês e as crianças se envolverem o tempo todo na aulas que estimulam o movimento, a coordenação, a fala e fortalecem o vínculo mãe e filho. “Nas aulas, utilizo mais de 200 instrumentos musicais diferentes como estímulo auditivo, motor e criativo”, explica Edsângela.

Ela explica que é o trabalho de musicalização para os bebês é importante na primeira infância, pois as aulas de música não tem o objetivo de formar músicos; “se isso acontecer será uma consequência dos estímulos ofertados a essa criança”, diz. As aulas de musicalização desenvolvem e estimulam elementos que vão além disso, promovendo vivências importantíssimas para a  vida, para o cotidiano, para a  rotina diária.

“Fica difícil descrevermos tudo que a musicalização estimula e desenvolve”, conta Edsângela. Mas ela faz um esforço de elencar alguns benefícios:

·         Amplia o seu vocabulário através de histórias contadas e cantadas; estimula cada vez mais o processo de comunicação e de interação social; estimula a criatividade e imaginação.
·         Desenvolve a audição, exercita a memória, melhora a atenção, concentração e orientação espacial.
·         O bebê ou a criança é imerso nos gêneros musicais folclórico, popular e erudito de forma que essa relação som e corpo promove um enriquecimento da comunicação corporal.
·         O estímulo ao cantar através das brincadeiras musicais e histórias cantadas e contadas promove uma vivência ampla, melódica, rítmica e prosódica; amplia as possibilidades de comunicação vocal, autoconhecimento e autoestima;
·         A oferta de múltiplos materiais e instrumentos musicais pesquisados exclusivamente para esse trabalho promove um estímulo maior nos campos visuais e táteis ampliando assim toda a sua percepção sensorial;

Serviço – aulas de musicalização

Para se inscrever nas aulas, é simples: basta entrar em contato com o Espaço Nascente.

As aulas acontecem todas as QUARTAS-FEIRAS das 14:30 às 15:30 (grupo de bebês de  6 meses a 2 anos); e das 15:30 as 16:30 (grupo de crianças acima de 2 anos).

Bebês a partir de 6 meses podem fazer. 




Fotos: arquivo