29 de novembro de 2012

Ajude a sua criança a dizer sim!

Atenção para o desafio: um, dois, três e... Não pense em um elefante cor-de-rosa! Conseguiu? Duvido muito. A razão para um rechonchudo elefante cor-de-rosa aparecer automaticamente em sua mente é a mesma pela qual crianças pequenas têm dificuldade em obedecer a “nãos” variados: o cérebro ativa automaticamente suas representações de “elefante cor-de-rosa”, “por a mão na tomada”, pular-do-muro” ou “atravessar-a-rua” toda vez que ouve essas palavras.
 
Quando são precedidas por um “não”, o córtex pré-frontal entende que deve impedir a execução dos programas respectivos, mas como o pré-frontal infantil nem sempre consegue fazer isso, o “não pule!” vira um convite ao desastre. Como evitá-lo e conseguir que uma criança não faça o que não deve?
 
A dica da neurociência é tirar partido da própria ativação automática de idéias e aprender a usá-la a seu favor. Isso requer algum treino, é verdade, mas você tem muito mais chances de conseguir que uma criança não pule do muro alto se você fizer o seu córtex pré-frontal – o seu, leitor, já crescidinho – conter o impulso de gritar “Não pule!” para, ao invés disso, dizer “Fique bem quietinho!” enquanto você se aproxima.
 
Devido justamente à ativação automática dos programas motores, é muito mais fácil conseguir com uma ordem, que uma criança faça algo inofensivo, como ficar parada, do que obter de seu córtex pré-frontal controle suficiente para não fazer algo perigoso.
 
Aproveitar a facilidade do cérebro infantil para dizer “sim” resolve até problemas mais inofensivos do dia-a-dia, como minha irmã uma vez demonstrou. Uma tarde, quando nada mais convencia minha filha de três anos a largar brinquedos para entrar na banheira, minha irmã resolveu o problema convidando-a, em sua voz mais animada, de olhos arregalados, dando pulinhos e batendo palmas de alegria e excitação, como se aquela fosse uma oportunidade ímpar: “tive uma idéia: vamos tomar banho? Vamos? Vamos???”. Ela foi.
 
Ser positivo e sugerir às crianças o que elas podem fazer, ao invés da besteira do momento, é mais agradável e menos frustrante para todo mundo do que lutar com negações, principalmente quando as alternativas permitidas são atraentes e interessantes. Deixo aqui, então, um convite ao leitor: experimente usar o seu córtex pré-frontal, já maduro, para não dizer “Não faça!” à sua criança e, ao invés disso, ofereça-lhe coisas que ela possa fazer.
 
Ajude o cérebro de seu filho a dizer “Sim!”.
 
Suzana Herculano- Housel
Suplemento Equilíbrio_Folha de São Paulo
 
29 de março 2007
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2903200706.htm

Atendimentos no Espaço Nascente, com a Pedagoga Adriana dos Santos Vignone.

Informações:

espaconascente@gmail.com
(11) 3672-6561 / 2548-6383

27 de novembro de 2012

Introdução de alimentos sólidos para bebês


Atendendo a pedidos e à demanda, todos os serviços oferecidos pela nossas colaboradora Daniela Pane foram reformulados!

Agora, para introdução de alimentos sólidos para bebês serão oferecidas consultas semanais, em grupo de até 4 pessoas, para que as mães possam trocar experiências, conversar e aprender mais sobre o assunto.

As consultas serão realizadas às 6as. feiras, das 14 às 16h (a partir do dia 30/11/12). As vagas são limitadas a 4 pessoas por semana, então garanta logo a sua enviando um e-mail para (espaconascente@gmail.com).

 
Rua Grajaú, 599 – Sumaré – São Paulo

(11) 3672-6561 / (11) 2548-6383




Clique na imagem para ampliar

26 de novembro de 2012

23 de novembro de 2012

TOCAR, CANTAR E DANÇAR: TRÊS FORMAS DE AMAR!



Nesta semana, o site Mamatraca fala sobre Vínculo Materno. E para isso convidou Isadora Canto do Projeto Acalanto, Priscila Castanho da Abraço Materno e Tatiana Tardioli da Dança Materna. O tema se desenvolverá no www.mamatraca.com.br durante toda a semana. Nós daqui agradecemos o convite pra falar sobre esse assunto tão importante e especial!

Elas são unânimes: para amar é preciso entregar-se. Ativando a simplicidade do calor das mãos, do mover do corpo ou do entoar uma canção - afinada ou não - a gente pode se colocar em um estado de sensibilidade alerta, onde nossas barreiras do excesso de pensamentos se enfraquecem e surge todo um mundo de novas possibilidades para transmitir e receber amor.

Acompanhe o vídeo e veja como música, movimento e toque podem atuar como verdadeiras pontes de sentimentos entre mães e filhos.
Fonte: site Mamatraca

22 de novembro de 2012

Compartilhando...

Slingada e Fraldada do dia 10/11/2012,
no Espaço Nascente.
 


Clique aqui para visualizar o Álbum Completo.
 
Parceiros:
 
Bia Fotografia
Eternizando Momentos

Sampa Sling
Carregadores de Pano

Ninho da Coruja
Fraldas de pano
 

7 de novembro de 2012

Novo Colher de Pau


É um dia de conversa aberta, sobre assuntos sobre alimentação, comportamento e introdução de alimentos sólidos para bebês.
Além da conversa vamos todos para a cozinha juntos cozinhar nosso almoço.

Cada um vai trazer de casa um item alimentar que considere útil p fazer uma refeição.
Pode ser qualquer coisa. Mas o importante disso tudo é que vai ser uma surpresa.
Eu serei a única a saber o que cada um vai trazer.

Com a surpresa de cada um, vamos todos ter que juntos descobrir como fazer de tudo o q se trouxe uma gostosa e saudável refeição.

É a cozinha do improviso.

Assim todo mundo troca insights, quem cozinha muito troca com quem não sabe nem cortar cebola.
Quem leu muito livros sobre culinária, troca com quem só ouviu até hoje os conselhos da vovó.

Ao final do dia, todo mundo sabendo mais e mais confiante na cozinha que já sabe fazer. E mais corajoso para ousar sempre mais.

Dia 25/11/12,
 das 10h às 16h
No Espaço Nascente,
Rua Grajaú 599 - Sumaré
 
Investimento:
130 reais (individual)
210 reais (2 pessoas)

Coordenação: Fabiolla Duarte (Consultora em alimentação natural)
(11) 98467-2960
 

Inscrições até o dia 19/11/12 

Acesse:
 
Clique na imagem para ampliar




 

Consultoria em alimentação e nutrição


A consultoria em alimentação e nutrição é uma consulta com horário agendado, relacionada a todos os temas que envolvem alimentação, nutrição e ciência de alimentos. Personalizada para você, através dela é possível esclarecer todas as dúvidas existentes, discutir as melhores alternativas dentro das possibilidades da família, aprender um pouco mais sobre nutrição, desmistificar certos conceitos e muito mais!

De acordo com as necessidades, expectativas, hábitos e preferências de cada família essa consulta pode ser oferecida tanto isoladamente (com horário agendado) quanto aliada ao preparo de receitas na cozinha, simultaneamente à consulta. Ou seja, um bate-papo regado a cheiros e sabores!
 
Exemplos de possíveis tópicos a serem abordados na consulta*
 
ü  A introdução de alimentos e a formação do paladar

ü  As formas de oferecer os alimentos ao bebê

ü  Diferentes modos de preparo dos alimentos

ü  Como evitar a perda de nutrientes ao cozinhar

ü  Distribuição dos macronutrientes

ü  Fatores anti-nutricionais

ü  Como aumentar a absorção através de boas combinações

ü  Combinações indicadas

ü  Como se organizar para oferecer diversidade na alimentação

ü  Alimentos listados por grupo

ü  Sucos x frutas inteiras

ü  Óleos utilizados no preparo (principais diferenças entre eles)

ü  Seleção de receitas

*(de acordo com as necessidades de cada um)

Qualquer dúvida é só me escrever!

Atenciosamente,

Daniela Q. Pane




Oficina de Culinária com a Dani Pane
Todas as Sextas, das 15h às 17h.
No Espaço Nascente.
 
Investimento:
 
50 reais (ingredientes inclusos)
 
Inscrições:
 

Clique na imagem para ampliar