14 de março de 2012

O cactus nasce do deserto

Por Fabiolla Duarte

Alimentação saudável é a alimentação que nasce de uma geografia.

À natureza tem seus próprios mecanismos de auto regulação, auto compensação eco sistêmica.

Quando, há alguns anos atrás eu estudava macrobiótica, entendi que comer saudável é comer levando em consideração a sua geografia.

O clima e as condições geológicas são alguns dos fatores que fundamentam a cultura gastronômica de um lugar, é a raiz da tradição de comida de um povo. Isso porque o que nasce numa terra, o que dá de alimento em uma região, é o que é adequado para aquele povo. Vem equilibrado em relação às condições climáticas locais.

Todo organismo, do micro ao macro, da célula a um planeta, tem seu próprio mecanismo de auto compensação. Para se manter em equilíbrio, se ali alguma condição extrema ocorre, o extremo oposto vai surgir. O cactus nasce no deserto. Em cada eco sistema a solução para cada eco sistema.

Essa reflexão é baseada em um princípio chinês. o yin e o yang. 
Yin é o aspecto feminino, doce, frio, suave de qualquer elemento que venha da natureza. Yang é a o aspecto masculino, salgado, quente, forte, de qualquer elemento que venha da natureza.

A lua é yin, o sol é yang. a mulher é yin, o homem é yang. As frutas são yin, as carnes são yang. o inverno é yin, o verão é yang.

A personalidade das pessoas também pode ser classificada como yin ou yang, por exemplo: mulheres são yin por natureza, mas podem ter características mais yang em relação a outras mulheres se são robustas, de temperamento colérico, decididas, agressivas, não adoecem facilmente. Homens são yang por natureza, mas tanto quanto as mulheres, podem ter características yin se são delicados, sensíveis, sentem mais frio do que calor, de saúde mais vulnerável, etc.

Alimentos que refrescam, que resfriam, ou que ardem como pimentas, nascem em locais de condição climática bastante quente. o yin nasce do yang.

Alimentos que aquecem, que são ricos em gordura ou proteína, nascem em locais de clima mais frio. o yang nasce do yin.

Alimentos de característica equilibrada, nem muito aquecem, nem muito resfriam, nascem em locais de condição climática amena. 

A partir do que espontaneamente nasce em uma região, nasce também uma cultura e suas crendices. a agropecuária só é possível em determinados tipos de paisagem e em conseqüência, a cultura do consumo de leite e derivados pode também ali ocorrer.

Algumas religiões defendem a idéia que alguns alimentos podem ser consumidos na mesma refeição e alguns outros não. Já ouvi de pessoas mais idosas que misturar leite com manga é tão indigesto que pode ser fatal. Tudo isso e muito mais são elementos de um antigo e grande tear social que fala sobre equilíbrio e saúde, que se qualquer cientista ou nutricionista for investigar, vai encontrar motivos bem razoáveis para existirem.

Se ao invés de comermos globalizadamente comêssemos regionalmente, alimentos de época, alimentos de nossa cultura local, comeríamos com mais sabedoria e teríamos mais saúde. Comer do que brota ao nosso lado, afinados com nossa intuição (ao invés de escolhermos dietas da moda ou dietas que nos dão a idéia de algum tipo de salvação, ou purificação), é comer em relação ao nosso contexto. É comer ecologicamente. Se está frio, não comer muitas frutas. Dar preferência alimentos mais ricos em gordura e caloria e aquecidos ou cozidos. Se está calor, alimentos mais crus ou levemente cozidos. Além da saúde, comer localmente é estimular produtores locais. Economia solidária é a boa revolução planetária.

Intuição e observação são a antena e termômetro perfeitos da boa mesa e da saúde de um leão.
 
Acesse:

Fonte: