18 de dezembro de 2012

Espaço Nascente celebra 2012 e dá boas vindas a 2013

Foto: Arquivo

Atividades serão encerradas no dia 19 de dezembro e retomadas em fevereiro.
 
O Espaço Nascente se despede de 2013 saudando o ano que passou e dando boas vindas para 2013. “Estamos com uma sensação positiva, de crescimento e consolidação do trabalho que fazemos, acolhendo novas famílias, que nascem com o nascimento de seus filhos. Este ano foi muito especial nesse sentido e queremos adentrar 2013 oferecendo ainda mais informação, reflexão e acolhimento para as pessoas que estão conosco e para outras que vão chegar num novo ciclo que começa”, afirma Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá, pediatra e coordenador geral do Espaço.
 
Cacá lembra que este foi o ano muito importante para o Espaço (http://espaco-nascente.blogspot.com.br/2012/03/nasce-o-espaco-nascente.html), que passou por uma ampliação de suas atividades transformando-se em um centro de referência em acolhimento e reflexão. “Reunimos uma equipe de pessoas competentes e afinadas e isso faz com que o Espaço seja um ambiente ao mesmo tempo sério e descontraído, onde as famílias buscam apoio informativo, mas também festivo e prazeroso”, diz.
 
As atividades de 2012 do espaço serão encerradas no dia 19 de dezembro. A partir do dia 21 de janeiro, já será possível agendar consultas de pediatria. O consultório volta a atender no dia 23 de janeiro. Os grupos semanais, atendimentos e atividades serão retomados em fevereiro.
 
A todos que trilham esta bonita história junto com o Espaço e a nossa equipe, nosso agradecimento e os desejos de um 2013 de muitos nascimentos.
 
* Durante todo mês de dezembro, o Espaço Nascente recolherá doações para bebês e famílias. Fraldas, brinquedos e roupas podem ser entregues no Espaço e serão encaminhados a instituições de caridade.
 
Saber Viver
Cora Coralina
 
Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto durar
 
 
 
Espaço Nascente.

4 de dezembro de 2012

Dança Materna


A Dança Materna para Mães e Bebês, além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho.

As aulas são ainda um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida.

Para o bebê traz o conforto do balanço na dança, proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada. As mães têm relatado redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês.

Coordenação: Tatiana Tardioli
 
Sábado 08/12/12, no Espaço Nascente.
 
Horários:
 
14h30 - Bebês de colo e engatinhantes
16h - Bebês andantes
 
Investimento:
 
60 reais - 1 adulto e 1 bebê
80 reais - 2 adultos e 1 bebê
95 reais - 2 adultos e 2 bebês
 
informações e inscrições:
 
 
Clique na imagem para ampliar

 

29 de novembro de 2012

Ajude a sua criança a dizer sim!

Atenção para o desafio: um, dois, três e... Não pense em um elefante cor-de-rosa! Conseguiu? Duvido muito. A razão para um rechonchudo elefante cor-de-rosa aparecer automaticamente em sua mente é a mesma pela qual crianças pequenas têm dificuldade em obedecer a “nãos” variados: o cérebro ativa automaticamente suas representações de “elefante cor-de-rosa”, “por a mão na tomada”, pular-do-muro” ou “atravessar-a-rua” toda vez que ouve essas palavras.
 
Quando são precedidas por um “não”, o córtex pré-frontal entende que deve impedir a execução dos programas respectivos, mas como o pré-frontal infantil nem sempre consegue fazer isso, o “não pule!” vira um convite ao desastre. Como evitá-lo e conseguir que uma criança não faça o que não deve?
 
A dica da neurociência é tirar partido da própria ativação automática de idéias e aprender a usá-la a seu favor. Isso requer algum treino, é verdade, mas você tem muito mais chances de conseguir que uma criança não pule do muro alto se você fizer o seu córtex pré-frontal – o seu, leitor, já crescidinho – conter o impulso de gritar “Não pule!” para, ao invés disso, dizer “Fique bem quietinho!” enquanto você se aproxima.
 
Devido justamente à ativação automática dos programas motores, é muito mais fácil conseguir com uma ordem, que uma criança faça algo inofensivo, como ficar parada, do que obter de seu córtex pré-frontal controle suficiente para não fazer algo perigoso.
 
Aproveitar a facilidade do cérebro infantil para dizer “sim” resolve até problemas mais inofensivos do dia-a-dia, como minha irmã uma vez demonstrou. Uma tarde, quando nada mais convencia minha filha de três anos a largar brinquedos para entrar na banheira, minha irmã resolveu o problema convidando-a, em sua voz mais animada, de olhos arregalados, dando pulinhos e batendo palmas de alegria e excitação, como se aquela fosse uma oportunidade ímpar: “tive uma idéia: vamos tomar banho? Vamos? Vamos???”. Ela foi.
 
Ser positivo e sugerir às crianças o que elas podem fazer, ao invés da besteira do momento, é mais agradável e menos frustrante para todo mundo do que lutar com negações, principalmente quando as alternativas permitidas são atraentes e interessantes. Deixo aqui, então, um convite ao leitor: experimente usar o seu córtex pré-frontal, já maduro, para não dizer “Não faça!” à sua criança e, ao invés disso, ofereça-lhe coisas que ela possa fazer.
 
Ajude o cérebro de seu filho a dizer “Sim!”.
 
Suzana Herculano- Housel
Suplemento Equilíbrio_Folha de São Paulo
 
29 de março 2007
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2903200706.htm

Atendimentos no Espaço Nascente, com a Pedagoga Adriana dos Santos Vignone.

Informações:

espaconascente@gmail.com
(11) 3672-6561 / 2548-6383

27 de novembro de 2012

Introdução de alimentos sólidos para bebês


Atendendo a pedidos e à demanda, todos os serviços oferecidos pela nossas colaboradora Daniela Pane foram reformulados!

Agora, para introdução de alimentos sólidos para bebês serão oferecidas consultas semanais, em grupo de até 4 pessoas, para que as mães possam trocar experiências, conversar e aprender mais sobre o assunto.

As consultas serão realizadas às 6as. feiras, das 14 às 16h (a partir do dia 30/11/12). As vagas são limitadas a 4 pessoas por semana, então garanta logo a sua enviando um e-mail para (espaconascente@gmail.com).

 
Rua Grajaú, 599 – Sumaré – São Paulo

(11) 3672-6561 / (11) 2548-6383




Clique na imagem para ampliar

26 de novembro de 2012

23 de novembro de 2012

TOCAR, CANTAR E DANÇAR: TRÊS FORMAS DE AMAR!



Nesta semana, o site Mamatraca fala sobre Vínculo Materno. E para isso convidou Isadora Canto do Projeto Acalanto, Priscila Castanho da Abraço Materno e Tatiana Tardioli da Dança Materna. O tema se desenvolverá no www.mamatraca.com.br durante toda a semana. Nós daqui agradecemos o convite pra falar sobre esse assunto tão importante e especial!

Elas são unânimes: para amar é preciso entregar-se. Ativando a simplicidade do calor das mãos, do mover do corpo ou do entoar uma canção - afinada ou não - a gente pode se colocar em um estado de sensibilidade alerta, onde nossas barreiras do excesso de pensamentos se enfraquecem e surge todo um mundo de novas possibilidades para transmitir e receber amor.

Acompanhe o vídeo e veja como música, movimento e toque podem atuar como verdadeiras pontes de sentimentos entre mães e filhos.
Fonte: site Mamatraca

22 de novembro de 2012

Compartilhando...

Slingada e Fraldada do dia 10/11/2012,
no Espaço Nascente.
 


Clique aqui para visualizar o Álbum Completo.
 
Parceiros:
 
Bia Fotografia
Eternizando Momentos

Sampa Sling
Carregadores de Pano

Ninho da Coruja
Fraldas de pano
 

7 de novembro de 2012

Novo Colher de Pau


É um dia de conversa aberta, sobre assuntos sobre alimentação, comportamento e introdução de alimentos sólidos para bebês.
Além da conversa vamos todos para a cozinha juntos cozinhar nosso almoço.

Cada um vai trazer de casa um item alimentar que considere útil p fazer uma refeição.
Pode ser qualquer coisa. Mas o importante disso tudo é que vai ser uma surpresa.
Eu serei a única a saber o que cada um vai trazer.

Com a surpresa de cada um, vamos todos ter que juntos descobrir como fazer de tudo o q se trouxe uma gostosa e saudável refeição.

É a cozinha do improviso.

Assim todo mundo troca insights, quem cozinha muito troca com quem não sabe nem cortar cebola.
Quem leu muito livros sobre culinária, troca com quem só ouviu até hoje os conselhos da vovó.

Ao final do dia, todo mundo sabendo mais e mais confiante na cozinha que já sabe fazer. E mais corajoso para ousar sempre mais.

Dia 25/11/12,
 das 10h às 16h
No Espaço Nascente,
Rua Grajaú 599 - Sumaré
 
Investimento:
130 reais (individual)
210 reais (2 pessoas)

Coordenação: Fabiolla Duarte (Consultora em alimentação natural)
(11) 98467-2960
 

Inscrições até o dia 19/11/12 

Acesse:
 
Clique na imagem para ampliar




 

Consultoria em alimentação e nutrição


A consultoria em alimentação e nutrição é uma consulta com horário agendado, relacionada a todos os temas que envolvem alimentação, nutrição e ciência de alimentos. Personalizada para você, através dela é possível esclarecer todas as dúvidas existentes, discutir as melhores alternativas dentro das possibilidades da família, aprender um pouco mais sobre nutrição, desmistificar certos conceitos e muito mais!

De acordo com as necessidades, expectativas, hábitos e preferências de cada família essa consulta pode ser oferecida tanto isoladamente (com horário agendado) quanto aliada ao preparo de receitas na cozinha, simultaneamente à consulta. Ou seja, um bate-papo regado a cheiros e sabores!
 
Exemplos de possíveis tópicos a serem abordados na consulta*
 
ü  A introdução de alimentos e a formação do paladar

ü  As formas de oferecer os alimentos ao bebê

ü  Diferentes modos de preparo dos alimentos

ü  Como evitar a perda de nutrientes ao cozinhar

ü  Distribuição dos macronutrientes

ü  Fatores anti-nutricionais

ü  Como aumentar a absorção através de boas combinações

ü  Combinações indicadas

ü  Como se organizar para oferecer diversidade na alimentação

ü  Alimentos listados por grupo

ü  Sucos x frutas inteiras

ü  Óleos utilizados no preparo (principais diferenças entre eles)

ü  Seleção de receitas

*(de acordo com as necessidades de cada um)

Qualquer dúvida é só me escrever!

Atenciosamente,

Daniela Q. Pane




Oficina de Culinária com a Dani Pane
Todas as Sextas, das 15h às 17h.
No Espaço Nascente.
 
Investimento:
 
50 reais (ingredientes inclusos)
 
Inscrições:
 

Clique na imagem para ampliar

26 de outubro de 2012

Atividades da semana...

Sexta-feira (26/10/12):
 
Oficina de Culinária com a Dani Pane
 
Sábado (27/10/12):
 
 
Oficina de Arte para Bebês
 
Dança Materna

 

 
Clique nas imagens para ampliá-las.

19 de outubro de 2012

Vai dar samba!!!


No Mês da Criança, o Espaço Nascente convida as famílias que gostam de boa música a participarem do “SambErê – Girando na Roda”.  
Um espaço para se diverti, sambar e fazer amigos.
Para os que já se conhecem, se reencontrarem.

Ah, lembrando que faremos uma troca de brinquedos,
quem quiser participar é só trazer o seu!

Venderemos lanches e bebidas (água, sucos e refrigerantes). Para os que gostam de uma cervejinha, podem trazer a sua!

Quando: Domingo (21/10), das 13h às 17h.

Onde: Espaço Nascente
Rua Grajaú, 599 – Sumaré (próximo ao metrô Sumaré / travessa da Av. Sumaré)

Entrada: 20 reais
*Desconto para casal com bebê: 30 reais
**Entrada e consumação: Pagamento em DINHEIRO.

***A rua é liberada para estacionar.
 
Informações:
espaconascente@gmail.com
(11) 3672-6561 / 2548-6383

Clique na imagem para ampliar
 

 
 

16 de outubro de 2012

Benefícios da Acupuntura na Gestação e no Parto

            Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nosso organismo é energizado por canais energéticos chamados de Meridianos, estes tem relação com os órgãos e vísceras do nosso corpo, portanto quando é citado Rim ou Fígado, por exemplo, estamos relacionando a energia/meridiano deste órgão e não ele especificamente.
  
            A Acupuntura Chinesa é benéfica para as mulheres em todas as fases, mas especialmente na fertilidade, gestação e parto tem um papel de extrema importância.
           
Nas mulheres, o sangue não é apenas a origem de ciclos menstruais, mas também de fertilidade, concepção, gravidez, parto e puerpério. Os Rins governam o Útero, sendo assim tudo começa com a energia base de nosso organismo.
  
O Útero se relaciona com os Rins por um meridiano chamado de Meridiano do Útero (Bao Luo), também está relacionado fisiologicamente ao coração por um meridiano chamado Canal do Útero (Bao Mai).
  
Portanto, menstruação normal e fertilidade dependem do estado da Essência do Rim e do sangue do Coração. Se o sangue do Coração é deficiente, o Qi (energia) do Coração não desce ao Útero e se a Essência do Rim é deficiente, não ocorre à menstruação.
 
Bom mas por que estou falando tudo isso...
 
Se a mulher ao definir que quer engravidar inicia juntamente um trabalho com a acupuntura será iniciado um trabalho de equilíbrio energético, onde todos os meridianos serão trabalhados, assim preparando este útero e todo o sistema de suporte para a gestação toda. Esse trabalho facilita também a fertilidade, facilitando assim a fecundação. Se a mulher ou homem se encontram também com dificuldade na fertilidade, esse trabalho pode ser direcionado em conjunto com o casal para o trabalho de fertilização.
  
Após a concepção todo o sistema energético tem como prioridade nutrir o feto, pode se dizer que durante a gravidez o sangue é transformado em essência que nutre o corpo e o feto. Vale lembrar que aqui novamente o Sangue assim como o Rim, é considerado como pura energia na MTC, portanto se este está pleno e fortalecido durante a concepção (ai a importância da acupuntura antes), a gestação, parto e pós-parto ocorrerá sem grandes complicações.
  
Durante a Gravidez ao contrário do que muitos pensam a acupuntura pode e deve ser usada pelas gestantes, podendo ser muito benéfica em diversas situações como:
 
*      Enjôos – o sinal mais precoce de desconforto na gestação, podendo durar somente o primeiro trimestre como toda a gestação, dependendo do desequilíbrio energético anterior;
*      Dor Abdominal - uma dor moderada é frequente na gravidez e na maioria dos casos ela não representa necessariamente perigo, mas deve ser vista e analisada com cuidado, pois podem também levar a um inicio de aborto.
*      Ameaça de Aborto – pode ser usada a acupuntura quando se tem uma ameaça ou predisposição, como preventivo.
*      Feto com dificuldade de Crescimento
*      Edemas na Gravidez (inchaço pelo corpo)
*      Ansiedade
*      Sensação de Falta de Ar
*      Retenção Urinária – podendo levar a uma sistite, uma grande causa de partos prematuros.
*      Constipação na Gravidez
A acupuntura é muito usada também na Estimulação para o Parto e para Rodar o Bebê (se este estiver sentado ou deitado, por exemplo), utilizado no final do período gestacional.
  
E nas três fases do Trabalho de Parto:
Primeira Fase – período de dilatação.
 
*      Auxilia na Analgesia – com pontos específicos pode ajudar efetivamente no controle da dor.
*      Má posição Fetal – é muito comum o bebê não está na posição correta para o parto assim dificultando a descida e dilatação total.
*      Aumentar as Contrações Uterinas – em muitos casos, durante o processo de trabalho de parto, existe uma diminuição ou até estagnação das contrações.
*      Tensão da mãe – podendo ser usado de forma a trabalhar tranquilizar a mãe e assim facilitando todo o processo que pode ser estagnado simplesmente por tensão.
Segunda Fase – período expulsivo.
*      Auxiliando na posição fetal e analgesia.
Terceira Fase – expulsão da placenta.
*      Auxiliando a saída da palcenta – a placenta deve sair naturalmente em torno de 20 min após o nascimento, a acupuntura pode auxiliar no alivio da dor e aumento das contrações uterinas.
*      Retenção Placentária – em alguns casos pode ocorrer à retenção da placenta na parede uterina (placenta acreta), juntamente com a atuação médica, pode ser usada à acupuntura para auxiliar neste desprendimento.
No Pós Parto
 
            Aqui a atuação da Acupuntura também é de grande importância já que neste período todo o sistema energético está se reestabelecendo de todo o período gestacional e parto, mas ao mesmo tempo tem que alimentar este bebê produzindo então o Leite.
  
Neste período a mulher está no auge de sua fragilidade, é um momento por vezes esquecido durante toda a gestação, mas que requer uma atuação de toda equipe no cuidado com a mulher. Aqui encontramos problemas comuns como:
 
*      Hipogalactia – Secreção Insuficiente de Leite;
*      Mastite – endurecimento das mamas;
*      Depressão Pós Parto;
*      Dor Abdominal
*      Medos;
*      Dificuldades Urinárias;
*      Constipação;
*      Dores Articulares.                   
 
 
A Dra. Laysa Duch está atendendo todas as SEGUNDAS no Espaço Nascente, das 9h às 18h.
 
Atendimentos:
 
- Massagem e Drenagem Linfática para gestantes;
- Acupuntura para fertilidade;
- Acupuntura gestacional e para o parto;
- Fisioterapia gestacional.
 
Informações:
 
Dra. Laysa Maryan A. Duch
Fisioterapeuta, Acupunturista - CREFITO 70198-F.
Tel. (11) 99467-0189 (claro) / (11) 95238-1970 (tim) / (11) 97537-9749 (vivo)

Espaço Nascente
Rua Grajaú, 599 – Sumaré (próxima à estação Sumaré do metrô).
(11) 3672-6561 / (11) 2548-6383