Conheça os benefícios da Massagem para Gestantes
A prática da massagem durante a gravidez atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial.
Além de fortalecer o corpo e prepara a futura mamãe para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua diretamente no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável.
A massagem durante a gravidez não substitui o cuidado pré-natal, porém contribui com os seguintes benefícios:
- Reduz stress e promove relaxamento profundo;
- Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto;
- Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso;
- Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão;
- Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático;
- Ajuda a manter a elasticidade da pele e,
- Promove consciência corporal e relaxamento necessários para um parto ativo.
Mas quais os tipos de massagens para uma grávida? Thai Massagem com Aromaterapia, Massagem Ayurvédica, Tui-Ná, Quick Massage e principalmente a Drenagem Linfática e a Reflexologia são indicadas desde que aplicadas por profissional Massoterapeuta especializado em gestantes.
Em geral, a massagem pode ser feita tranquilamente em uma gravidez normal e em mulheres de todas as idades. Algumas contra-indicações devem ser observadas como gravidez de risco e hipertensão, nestes casos o médico deve ser consultado.
A pele é nosso maior órgão de sentido e muito está relacionada à nossa saúde.
A superfície da pele é composta de milhares de receptores nervosos que transmitem os impulsos e sensações que absorvemos por eles para todo o corpo e mente. Ser tocado de forma terapêutica ou amorosa libera substancias químicas de efeitos relaxantes e curativos. Quando tocados e acariciados desta forma, nosso nível de estresse diminui, a circulação melhora e as moléculas naturais do prazer se realçam, viajando através da corrente sanguínea da mãe e do bebê.
Ser massageada é sempre uma boa experiência, quer esteja grávida ou não. Especialmente durante a gravidez a massagem ajuda na manutenção do corpo e fortalece o sistema imunológico, mulheres grávidas que recebem massagem dormem melhor, sofrem menos ansiedade e depressão e também apresentam menos complicações no trabalho de parto.
A massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe, pois a experiência do contato corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebê proporciona mais eficiência transmitir carinho, conforto e segurança ao seu filho.
Procure de forma acalentadora e carinhosa com freqüência, durante toda a gestação massagem com toques suaves e gentis, fricções com óleo sem ativos nas pernas, costas, braços e barriga.
Massagem só deve ser realizada após o terceiro mês de gestação.
Priscila CastanhoMassagens terapêuticas e Curso de Shantala para pais
www.abracomaterno.blogspot.com
abraco.materno@gmail.com
11- 6443-8397