26 de maio de 2013

Oficinas Educativas no Jardim Botânico... Venham participar!

Oficinas Educativas no Jardim Botânico
Nos meses de Maio, Junho e Julho de 2013
Horário: das 10 às 12h.

Público alvo: Pessoas de todas as idades, crianças, famílias e educadores.
Vagas limitadas!
30 pessoas por oficina.

Local:
Jardim Botânico de São Paulo (em frente ao Espaço Verde Vivo)
Av. Miguel Stéfano, 3031 - Água Funda - São Paulo

Informações:
(11) 5067-6220

Programação:
Clique na imagem para ampliar



20 de maio de 2013

Programação Cultural

Clique na imagem para ampliar

Cia Pés Pequenos 
da Cooperativa Paulista de Teatro 
apresenta:

O Jardim de Caicara

Teatro para a primeira infância 3 meses à 3 anos

Teatro Distrital João Caetano
18 de maio a 02 de junho
sábados e domingos - 11h

Endereço: 
Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Mariana - São Paulo - SP
(11) 5573-3774 / 5549-1744

Reservas somente por email:
Cia Pés Pequenos: (11) 3297-0456 / (11) 99616-7275




Compartilhando...

Slingada e Fraldada - Maio/2013
no Espaço Nascente.





Fotos: Bia Fotografia

Visualizar Álbum Completo


19 de maio de 2013

Semana Mundial do Brincar

Imagem: Google

O que é

Esta semana é muito importante para a Aliança pela Infância, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.

O foco  é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.  Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem  ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.

Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.

Neste contexto, ressaltamos também os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira.
Quando adultos cometem interferências constantes, tentando ensinar as crianças a brincar corretamente, eles podem estar anulando outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento.
Cuidados como estes e outros, como respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, fazem parte da necessidade das crianças para que  possam  desenvolver-se  plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente.

Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano.

O Brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança. 

  • Os ônibus-bibliotecas, também oferecerão atividades neste primeiro dia de Semana Mundial do Brincar.
  • O Parque do Cordeiro, na Zona Sul, também recebe a Semana Mundial do Brincar neste domingo, com um concerto organizado pela Creche Colibri. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA BEBÊS, QUINTA E SEXTA desta semana:


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR organizada pela ALIANÇA PELA INFÂNCIA que acontecerá nas 32 unidades da REDE SESC, parques, MUBE, PUC, INSTITUTO BRINCANTE e outras instituições engajadas neste projeto .

A comemoração começa dia 21/05/13 até 26/05/13....aproveitem com seus pequenos ou repassem aos amigos com pequenos desde bebês até atividades para 12 anos....é GRATUITO.

Convidamos a todos que acreditam no brincar a fazer parte desta ciranda de pessoas conectadas ao mesmo objetivo: promover a consciência sobre a importância do brincar para todos os cidadãos.

Dia Mundial do Brincar é comemorado no dia 28 de maio, em diversos países? Este é uma das razões pela qual a Semana Mundial do Brincar ocorre neste mês. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do livre brincar.

Programação completa:


SESC PINHEIROS:

Atividades: Vivência Musical para bebês de 5 meses a 2 anos

- Data: 23 e 24/05 – quinta e sexta-feira
  Horário: 15h

- Data: 25 e 26/05 – sábado e domingo
  Horário: 16h

Atividades: Rodas, Cirandas e Brincadeiras da África ( 3 a 7 anos) terá interatividade podendo ser aproveitada por crianças menores também, interagindo com seus pais.
Orientação: Edi Holanda


Serviço:
Aulas de Musicalização para bebês no Espaço Nascente.

Para se inscrever nas aulas, é simples: basta entrar em contato pelo email espaconascente@gmail.com

As aulas acontecem todas as TERÇAS-FEIRAS das 14h30 às 15h30 (grupo de bebês de  6 meses a 2 anos); e das 15h30 às 16h30 (grupo de crianças acima de 2 anos).

Bebês a partir de 6 meses podem fazer. 

(11) 3672-6561 / 2548-6383


8 de maio de 2013

OFICINA DE ACUPUNTURA PARA BEBÊS

Acupuntura em crianças é segura, mostram estudos

Revisão de pesquisas confirma a segurança do tratamento na infância e revela baixa incidência de efeitos colaterais
Bruna Menegueço

Você já pensou em tratar algum problema do seu filho com acupuntura? Uma nova revisão de 37 estudos feita pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Pediatrics, mostra que a acupuntura pediátrica é, sim, muito segura.  

De acordo com o acupunturista Stefan Friedrichsdorf, diretor do Centro de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital da Criança, em Minnesota, e um dos coordenadores da pesquisa, a incidência de efeitos adversos é baixa, cerca de 11%. E os principais problemas descritos são naúseas, hematomas e dormência no local da aplicação da agulha.  

O método milenar de origem chinesa é baseado em um 
mapa de pontos do corpo humano, estimulados pelas agulhas a produzir e liberar substâncias que atuam no sistema nervoso central. Nos Estados Unidos, mais de 150 mil crianças são tratadas com acupuntura, incluindo bebês, segundo o relatório de Estatísticas de Saúde Nacional, divulgado no ano passado. E os principais problemas são enxaqueca, cólicas e respiratórios. “Quando você começa a fazer acupuntura em uma criança, também começa a construir uma relação de confiança. É um processo longo, que, geralmente, tem muito sucesso”, diz a acupunturista Nancy Park, de Nova York, que tem um paciente de apenas 2 anos.  

LEIA TAMBÉM: ACUPUNTURA NA INFÂNCIA - DA PREVENÇÃO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS

Aqui no Brasil, a acupuntura com agulhas é mais comum 
a partir de 7 anos. Os bebês e crianças menores são muito inquietos, o que pode atrapalhar na hora de colocá-las nos pontos corretos. “Para essas, podemos usar materiais específicos, como roletes, carretilhas, laser e até o estímulo dos pontos com a ponta dos dedos para fazer a pressão necessária e conseguir o efeito desejado sem assustar a criança com a agulha”, diz o acupunturista Evaldo Martins Leite, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura.

O mais importante, no entanto, é escolher um 
bom profissional. Para isso, verifique se ele é filiado a entidades e sindicatos do setor, peça referências, procure o nome dele na internet e converse com outros pacientes. Preste atenção se ele acalma seu filho e o envolve em todo o processo. Sanar todas as dúvidas da criança - quando ela for mais velha - e reforçar os benefícios são ótimas dicas. E não se esqueça de que a acupuntura pode ser uma aliada em outros tratamentos, como a alopatia e a fisioterapia, por exemplo. “Eles não são excludentes e trabalham muito bem juntos”, completa Evaldo. E a saúde do seu filho é o que mais importa, não é mesmo? Vale lembrar, no entanto, que antes de decidir pela acupuntura, você deve conversar com o pediatra do seu filho.



OFICINA DE ACUPUNTURA PARA BEBÊS


Mais uma vez queremos compartilhar uma prática natural que os próprios pais podem fazer em seus filhos, de forma lúdica e divertida, a fim de prevenir e manter seu organismo saudável!

A ideia desta oficina é ensinar os pais a fazerem massagens e toques sutis, além de pressionar pontos baseados na Medicina Tradicional Chinesa.

Não, não estamos falando de inserir agulhas, nem nada que possa causar dor.
Muito menos de atendimentos feitos por um profissional.

A proposta é compartilhar um pouco da teoria desta Medicina milenar e oferecer ferramentas indolores (e gostosas...) que propiciam uma manutenção da saúde, equilíbrio da energias de todos os órgãos e o fortalecimento da energia vital!

Nestes encontros também teremos espaço para atendimentos grupais. Onde você poderá trazer dúvidas sobre algum desequilíbrio específico da criança para trabalharmos um pouco mais estes temas. A Acupunturista Tatiana Rodello dará dicas, truques e “quebra galhos”, 100% naturais e não invasivos!

Serviço:

Oficina de acupuntura para bebês
Todas as SEGUNDAS-FEIRAS (a partir de 17 de junho)
Horário: das 16h às 17h30
Investimento: 30 reais
Local: Espaço Nascente – Rua Grajaú, 599 – Sumaré (próximo ao Metrô Sumaré) – (11) 3672-6561 / 2548-6383

Informações:

Clique na imagem para ampliar

5 de maio de 2013

Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia das Mães


Atrações musicais, atividades esportivas, feira gastronômica, brincadeiras, oficinas, diálogos e palestras serão realizadas no Vale do Anhangabaú entre os dias 10 e 12 de maio. As cantoras Tulipa Ruiz e Tiê fazem show no Vale do Anhangabaú
A Prefeitura de São Paulo promove entre os dias 10 e 12 de maio, no Vale do Anhangabaú, uma série de atividades em comemoração ao Dia das Mães, neste ano celebrado no dia 12. No sábado (11), a cantora Tulipa Ruiz, recém-premiada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), sobe ao palco com a cantora e compositora Tiê.
Oficinas, palestras, rodas de conversa e outras atividades culturais também estão programadas. No domingo (12), a programação será encerrada com uma pedalada no Centro Histórico de São Paulo. O passeio, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, contará com a presença da primeira-dama. 

No sábado dia 11/05, das 13h30 às 14h30, na Tenda Materna, haverá participação do Pediatra e Neonatologista, Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá, com o "Ateliê Sensorial".


Confira abaixo a programação completa:


SER MÃE EM SÃO PAULO 10,11 E 12 DE MAIO
TENDA ARENA
SEXTA-FEIRA - 1012h30 às 18hINFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADE FÍSICA
SÁBADO - 1109h30 às 13h#existedialogoemSP: SER MÃE EM SÃOPAULO
14h às 16hSER MÃE TRABALHADORA EM SP
16h às 18hDIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS
PALCO
SEXTA- FERIA - 1012h30 às 14hGRUPO PERCUSSÃO FEMININO: ILU OBA DININ
14h às15H30QUARTETO DO PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO BACHIANA
SÁBADO - 1109h às 10hALONGAMENTO
10h às 11hDANÇA MATERNA com TATIANA TARDIOLI
11h às 12hGINÁSTICA SENIOR
12h às 13h30DANÇA DE SALÃO
13h30 às 14hCANTO DAS CRIANÇAS DA EMEI ARMANDO ARRUDA PEREIRA
14h às 14h30MAMULENGO
14h30 às 15hAPRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS DO CEI MONUMENTO
15h às 16hBALLET ASSOCIAÇÃO FERNANDA BIANDRINI
17h às 18hSHOW TULIPA RUIZ CONVIDA TIÊ
TENDAS ESPALHADAS PELO VALE DO ANHANGABAÚ
SEXTA- FEIRA - 1012h30 às 18hORIENTAÇÃO SOBRE A LEI Mª DA PENHA
12h30 às 18hCADASTRAMENTO PARA PROGRAMAS SOCIO-ASSISTENCIAIS
12h30 às 18hINFORMAÇÕES SOBRE O TESTE DO PNHOÉZI
12h30 às 18hINFORMAÇÕES SOBRE O “ALÔ MÃE”
13h às 14hOFICINA: CUIDADOS COM A PELE DA GESTANTE
12h30 às 18hTESTES DE HIV E SÍFILIS
14h às 16hOFICINA DE SAÚDE BUCAL
12h30 às18hORIENTAÇÃO SOBRE ADOÇÃO
12h30 às 18h
CONFORTO DO BEBÊ
12h30 às 18hINFORMAÇÕES, ORIENTAÇÃO E ATENDIMENTO DA SAÚDE
14h às 16hINFORMAÇÕES, ORIENTAÇÃO E ATENDIMENTO DA SAÚDE
SÁBADO  - 11           





19h às 12h ORIENTAÇÃO SOBRE A LEI Mª DA PENHA
14h às 16h OFICINA COMPARTILHAMENTO DO TRABALHO DOMÉSTICO E CUIDADOS
9h às 11h TAI CHI E PRÁTICAS ALTERNATIVAS
9h às 13h MALA DE LETRINHAS e OFICINA DE CARTONAGEM
9h às 12h OFICINA: SAÚDE DA MULHER
12h às 17h FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
9h às 18h ORIENTAÇÃO SOBRE ADOÇÃO
9h às 18h CONFORTO DO BEBÊ
9h às 18h CADASTRAMENTO PARA PROGRAMAS SOCIO-ASSISTENCIAIS
11h às 12h30 RODA DE CONVERSA DE GESTANTES E MÃES
10h às 18h INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÃO E ATENDIMENTO DA SAÚDE
15h30 às 16h PROJETO SARAU
16h às 18h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
13h30 às 14h30 SLINGADA - GRUPO SAMPA SLING
14h30 às 16h RODA DE CONVERSA SOBRE AMAMENTAÇÃO
16h às 17h
 SENSIBILIZAÇÃO SONORO MUSICAL
16h às 18h OFICINA DE BONECAS
9h às 18h BRINQUEDOTECA E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS
12h às 18h FEIRA GASTRONÔMICA
9h às 17h TÊNIS DE CAMPO - APRENDA A JOGAR TÊNIS
   CENTRO HISTÓRICO
 DOMINGO - 12 10hPEDALADA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/se/noticias/index.php?p=37678