30 de julho de 2012

Mães conversam sobre valores no segundo encontro de empreendedorismo materno

Para empreender, é fundamental entrar em contato com os seus valores. Este foi o tema principal do II Encontro de Empreendedorismo Materno, que aconteceu neste sábado, dia 28 de julho, no Espaço Nascente. O encontro contou com a presença de Anna Gallafrio, da Natural Coaching, que provocou as participantes a pensarem como entender seus valores influencia o processo de tomada de decisão, geralmente envolvido nas mudanças profissionais após a gravidez e a maternidade.

“Valores são princípios. É quem nós somos. Não quem deveríamos ser ou quem gostaria de ser. É o que nos norteia e nos faz tomar decisões coerentes, assertivas e tem tudo para dar um chão firme, uma base de por onde seguir”, explica Anna.

“Quando vi que haveria um encontro de mães empreendedoras para discutir valores, eu pensei: ‘preciso disso’. Pode ser um jeito de a minha faceta profissional voltar, porque depois que meu filho nasceu não consigo me ver fazendo outra coisa que não ser mãe. Tem desejos fervilhando, ideias brotando, vontades de outras coisas, mas a maternidade me toma inteira”, revelou uma mãe participante do encontro.

Segundo Anna, o processo de reflexão sobre os valores é individual, mas é também importante discutir valores coletivamente. Para o grupo, faz sentido afirmar que a maternidade, muitas vezes, nos conduz a partilhar alguns valores, como os citados por uma mãe presente no encontro: “cuidar, estar junto, reunir, querer ter uma família, cuidar da família”.

Honrar valores

Em processos de transformação e mudança, inclusive – ou especialmente – os profissionais, nossos valores estão em jogo. Em geral, buscamos honrá-los nestes momentos. Entende-los é um passo indispensável para alicerçar a tomada de decisão.

Não é possível afirmar que entender os valores é segurança de decisão bem tomada, mas todo trabalho feito no sentido de diminuir os riscos de uma virada é sempre importante. “Observar os seus valores e dos outros é um exercício. Ajuda a construir relações mais saudáveis, respeitando os valores distintos e brigando pelos seus. A decisão tende a ser mais sólida e coerente”, explica Anna.

Encontros

O objetivo dos encontros de empreendedorismo materno é reunir mães empreendedoras e que tem vontade de empreender para refletir juntas e para formar uma rede de apoio.

O primeiro encontro de empreendedorismo materno aconteceu em abril no Espaço Nascente. Veja o relato aqui.

Fique atenta para saber a agenda dos próximos encontros. Curta a página do Espaço Nascente no Facebook

Os encontros são realizados pelo blog Empreendedorismo Materno e pela Abraço Materno, com apoio do Espaço Nascente e da Adorável Design.

 

27 de julho de 2012

Compartilhando...

Encontro de Pós Parto que aconteceu ontem 26/07 em Santo André - SP, com as participações da Fonoaudióloga Andrea Santos e do Dr. Carlos Eduardo Corrêa (pediatra / neonatologista), o Cacá.



24 de julho de 2012

Encontros de Apoio à Gestação e Parto na Morada da Floresta



A Morada da Floresta realizará, na próxima quarta-feira, dia 25 de julho, um Encontro de Apoio à Gestação e Parto. Nesta ocasião o convidado especial será o Cacá que falará sobre os primeiros cuidados do recém nascido.


Ficaremos muito felizes com a sua presença!


Data: 25 de Julho ( quarta - feira)
Horário: 19:00 às 22:00
Atividade Gratuita !




Informações e inscrições:

Morada da Floresta

Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085

11 - 2503 0036
www.moradadafloresta.org.br
email para contato: contato@moradadafloresta.org.br



Encontro de Pós Parto em Santo André - SP

Encontros semanais GRATUÍTOS. Nesta quinta-feira (26/07) das 14h às 16h. Participação especial do Dr. Carlos Eduardo Corrêa (pediatra / neonatologista), o Cacá.

* Necessário confirmar presença.

Informações:
Carla Capuano
(11) 9435-4275


Clique na imagem para ampliar

17 de julho de 2012

Atividades do sábado 21/07.

Shantala, das 10h às 17h30.

Clique na imagem para ampliar
Ultimas vagas para o curso de massagem em bebês no Espaço Nascente! Curso destinado a gestantes, avós e pais com bebês a partir de 1 mês.

A massagem promove o equilíbrio físico, emocional e energético para o bebê, aliviando cólicas, regulando o sono e estreitando os laços com a mãe e com o pai.

O curso tem a duração de 3 horas, onde abordamos história da Shantala, benefícios da massagem, importância do toque , como lidar com as reações do bebê durante a massagem e a prática é realizada no bebê com calma e tranquilidade.

Garanta sua vaga!

Espero vcs para praticar a arte de massagear e amar!

Informações adicionais:
O curso acontecerá na data programada se atingido um numero minimo de participantes. Em caso de desistência ou impossibilidade de participar do curso, fica a critério do participante manter a matricula para uma nova data, ou solicitar o estorno do valor depositado. Será enviado um Email confirmando a data e o horário da turma em até 2 dias antes da data programada. 

Oficina de Mandalas, das 14h30 às 16h30.

Clique na imagem para ampliar
















16 de julho de 2012

13 de julho de 2012

A Marrrdita da culpa materna

 
A “marrrdita” da culpa materna
Ouvi uma vez de uma mãe no meu grupo de pós-parto que, quando nasce uma mãe, nasce a culpa. Sim, esse sentimento que adora fazer a gente ficar confuso, e muitas vezes nos faz sofrer, pode ser muito presente no pós-parto.

Ele nos assola nas decisões que temos que tomar entre uma coisa ou outra. Podemos até escolher um caminho, mas a outra possibilidade insiste em ficar martelando na cabeça... AAAAAARRRRGGG!!!! Como resolvo essa marrrdita” culpa?

A primeira coisa que gostaria de colocar é que a culpa, por mais difícil de sentir que ela possa ser, não existe à toa. A culpa nada mais é que um sinalizador, de nós para nós mesmos, do que é importante pra gente, e portanto importante de ser cuidado. Neste sentido, ela pode ser nossa aliada, ao ser a força motriz que nos leva às mudanças e escolhas necessárias para que possamos levar uma vida mais plena de sentido.

Porém, há algumas considerações que podemos fazer quando ela aparece, que nos ajudarão a dar a ela o seu devido lugar, o de aliada, e não inimiga. Quando a culpa me assolar, posso me perguntar: Será que não estou escorregando para algum tipo de idealização do que é ser uma “boa mãe”?

As idealizações, na verdade, é que são nossas maiores inimigas. Estes ideais que carregamos raramente condizem com a nossa experiência real. Eles são ruins porque nunca conseguimos atingi-los e nos sentimos sempre em dívida com nós mesmas, com noss@ filh@ e com os outros. E o pior é que podem impedir ou dificultar que façamos escolhas próprias e criativas na vida. Se houver muita idealização, muito provavelmente abriremos as portas às culpas paralisantes e nocivas. Eu sempre digo para as mulheres que acompanho nos grupos e no consultório: nossos filhos não querem mães ideais, querem mães reais!

OK, mas não consigo identificar o que é idealização minha nessas situações – você poderia me perguntar. Você pode começar sua reflexão se perguntando: quais limites meus eu estou ignorando? Se formos pelo caminho de identificar aquilo que não conseguimos dar conta, ou aquilo que está muito difícil, estamos rompendo com a idealização e falando de nós mesmos.

A culpa que paralisa ou que se arrasta é fruto de idealizações e da dificuldade em reconhecer os próprios limites. Se pudermos dar a culpa o seu devido valor, sem tirar nem por, de maldita, ela vira é bendita!

Estou por aqui, às terças-feiras, quinzenalmente, e toda segunda feira, ao vivo no Espaço Nascente (espaco-nascente.blogspot.com.br) coordenando o grupo de pós-parto. Ficarei feliz de dialogar com vcs leitores, podem entrar em contato comigo com dúvidas ou sugestões de tema, por email ou por telefone: cristoledano@hotmail.com 11 9966-2314. Mais textos sobre pós parto e outros temas em: cristoledano.blogspot.com.br
 
* O Grupo de Pós Parto está em recesso nesse mês de julho, retornando suas atividades em Agosto/12. Sempre as segundas, das 14h as 16h, aqui no Espaço Nascente.

Colher de Pau, voltará em agosto/12.


A comida, a miragem e o bastão
Para quem domina bem a linguagem e possui a arte da argumentação, qualquer caminho proposto, a quem busca um caminho, é o único caminho. A verdade.  

A mãe que busca respostas para sua maternagem vai encontrá-las. Infelizmente.
Parece perigoso demais, para a mãe buscadora, aventurar-se.

Quem caminha nesse mundo, no mundo do dia e da noite, no mundo do relógio, do dinheiro, da comunicação, no mundo da guerra, no mundo da vida e da morte , caminhar o caminho do outro é fazer de sua caminhada um trajetória alheia. 

Muita pena o desperdício da aventura autoral.

Cada alimento um mistério para além de qualquer tabela nutricional. 
Como as plantas de poder que os índios utilizam desde sempre, cada alimento é um portal biológico estimulante e complexo. 

O prato é viagem metabólica e a cada desdobramento biológico dentro do sistema humano, mensagens celulares complexas e misteriosas vão se revelando.

De célula para célula, as mensagens são ditas e vamos assim ouvindo diretamente da natureza sua mensagem. 

Maçã, aveia, água, pão - tudo em nós causa um efeito, altera nosso estado.
Comer é alucinação.

Em cada tradição a miragem repetida, a mensagem que é sempre dita.
Eu me realinho no prato de minha família, recebo minha avó, meu passado, meu caminho.

Gratidão a cada refeição e consciência de que ali estão presentes muitas gerações.
Séculos de cultivo e na mesma comida o mesmo bastão.

Nutrição é receber o bastão antigo.
É vitamina C, vitamina A, vitamina D e comunicação ancestral.
Cada bocada cápsula acelerada.

Viva a comida que comunica.
Alimenta a alma, o corpo e o coração.

* O Colher de Pau está em recesso nesse mês de Julho/12 e retornará em Agosto/12.
  Sempre as quartas, das 14h as 16h, aqui no Espaço Nascente.


Fabiolla Duarte
Doula parto & pós parto
Colher de Pau  – grupo de apoio a alimentação familiar

9 de julho de 2012

2º Encontro de Empreendedorismo Materno abordará a importância dos valores na mudança profissional




No próximo dia 28, será realizado em São Paulo o segundo encontro de empreendedorismo materno. O primeiro aconteceu em maio. A segunda edição do evento acontece a partir das 14h no Espaço Nascente. “O primeiro encontro foi muito frutífero e percebemos que existe uma demanda de mais encontros, para troca de informações e para que estas mães possam contar e ouvir histórias que as inspirem”, explica Michelle Prazeres, do blog Empreendedorismo Materno e organizadora do evento.

O segundo encontro contará com a presença de Anna Gallafrio, da Natural Coaching, que fará uma palestra para as participantes, onde tratará sobre os valores. “Para tomar decisões assertivas é importante conhecer-se. Nesse dia vamos pensar nos nossos valores, para que eles possam nortear o desejo profissional e empreendedor de cada uma”, explica Anna

Para Priscila Castanho, da Abraço materno, também organizadora do evento, os encontros são fundamentais para que as mães se sintam acolhidas. “O nosso corpo funciona de acordo com as nossas emoções. Estar juntas, apoiando-se e trocando é fundamental para que as mães se sintam fortes para as mudanças profissionais e para todas as outras que chegam com a maternidade”, diz.

O encontro tem duas horas de duração e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Espaço Nascente pelo email espaconascente@gmail.com ou pelo telefone (11) 2548-6383.

II Encontro de Empreendedorismo Materno
Tema: O começo: empreender respeitando os seus valores
Convidada especial: Anna Gallafrio.

Inscrições e informações: espaconascente@gmail.com / (11) 2548-6383

- Traga seu filho, mas lembre-se de trazer um(a) cuidador(a)!
O espaço tem lugares adequados para eles se divertirem enquanto nos reunimos.
- O evento é gratuito. Se desejar, você pode fazer uma contribuição.
- Espaço Nascente: Rua Grajaú, 599 - Próximo ao metrô Sumaré

Realização:
Blog Empreendedorismo Materno
Abraço Materno

Apoio:
Espaço Nascente
Natural Coaching
Adorável design
 

3 de julho de 2012

Projeto Acalanto chega ao Espaço Nascente



O Projeto Acalanto (http://www.projetoacalanto.com.br/) - Música na gestação para o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê – chegou ao Espaço Nascente. As sessões são coordenadas pela cantora e compositora Isadora Canto, idealizadora do projeto, e são oferecidas semanalmente para grupos de mulheres. Entre em contato (http://espaco-nascente.blogspot.com.br/p/contato.html) para mais informações.

O objetivo do projeto é promover o contato das gestantes e seus bebês com a música e, com isso, sensibilizá-las para a importância de ouvir e cantar músicas para seus filhos desde a gestação.

Por volta da 21ª semana de gestação, o bebê começa a escutar sons do mundo exterior. E desde o começo do processo embrionário, pode começar a ser acariciado com canções que transformam a sua experiência e a de sua mãe ainda no ventre.

Os benefícios da música para o bebê e para a mãe são inúmeros.

Como exemplos mais gerais, pode-se afirmar que acontece a fortificação do vínculo afetivo, o elo entre mãe e filho, a fluidez na comunicação desde a barriga. Especificamente, podemos citar a entrada da mãe no universo infantil (muitas mães só tem contatos com seus bebês nos exames de ultrassonografia), o incentivo ao diálogo, a estimulação do imaginário materno com o contato com o mundo infantil.

Além disso, cientificamente, afirma-se que o canto da mãe é a prolongação da sua respiração e emite vibrações para o bebê, acariciando-o, como em uma massagem; e a parte neurológica também é estimulada. Como resultado de quase dez anos de aplicação do método Acalanto, podemos afirmar que as crianças que experimentam as vivências desde a barriga tendem a ser mais comunicativas e mais calmas. Também tendem a ser crianças que dormem melhor e comem melhor.

Para a mulher, os benefícios são múltiplos. Quem vivencia a gestão usando a música como forma de comunicação com seu bebê pode, ao mesmo tempo, trabalhar a autoestima, a segurança e o bem-estar.

Quer experimentar um acalanto?
Entre em contato para mais informações.

Sobre o Projeto Acalanto

O Projeto Acalanto foi criado em 2005, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê através da música. Através de jogos musicais, composições, visualizações, estimulação instrumental, canto, relaxamento e outras atividades musicais, as vivências ajudam a mãe a se conectar com o universo infantil, ainda distante quando o bebê está na barriga.

Originalmente, é realizado no Canto Acalanto. Mas possui outros formatos, como a Vivência Acalanto, que permite que esta experiência seja levada para outros públicos e lugares.

Sobre Isadora Canto
- Cantora e compositora, com formação acadêmica em Música e Fonoaudiologia;
- Autora do CD Vida de Bebê, indicado ao Grammy Latino como melhor CD de música Infantil;
- Idealizadora do Projeto Acalanto de música na gestação;
- Coordenadora do único coral de mães com bebês do mundo, o Materna em Canto.

Nascida no Rio de Janeiro em uma família extremamente musical, seu pai era pianista popular. Em 2001, se formou em música pela Faculdade Santa Marcelina, quando nasceu seu primeiro filho, Theo. Essa gestação deu início a uma vivência extremamente sonora e criativa para Isadora, que juntou suas duas paixões: a música e a maternidade. Partindo da própria experiência de música com seu bebê ainda no ventre, ela realizou estudos e pesquisas por diversos países. Comprovando os benefícios da música para mães, pais e filhos durante a gravidez, fundou o Projeto Acalanto de música na gestação. Em 2005, lançou o CD Vida de Bebê, que foi indicado ao Grammy Latino em 2007 na categoria Melhor CD infantil. Em 2008, teve sua segunda filha, Lia, e comprovou a força do vínculo musical para um novo ser. Além do Projeto Acalanto, Isadora coordena o único coral do mundo formado por mães com seus bebês, o Materna em Canto.

Quintas, das 9h30 às 10h30, no Espaço Nascente.

Informações:

isadora@projetoacalanto.com.br; espaconascente@gmail.com; (11) 3672-6561 / 2548-6383

2 de julho de 2012