28 de maio de 2012

Encontro reúne mães empreendedoras em SP

Espaço Nascente abrigou neste sábado, dia 26, o Primeiro Encontro de Empreendedorismo Materno. Cerca de 15 mulheres participaram do encontro. “Foi incrível. Mães de diversos perfis e em diversos estágios de empreendedorismo ou que ainda desejam empreender trocando experiências e colocando suas aflições, angústias e questões”, afirma Michelle Prazeres, colaboradora do Espaço, organizadora do encontro e editora do blog empreendedorismo materno.

O objetivo do encontro era reunir mães empreendedoras e mães que tem o desejo de empreender para conversar sobre a relação entre a maternidade e o trabalho e as novas perspectivas profissionais que surgem com a chegada de um filho. “Quando um filho chega, não queremos mais este mundo das metas e da produtividade. Isso deixa de fazer sentido”, afirmou uma das mães presentes, que antes de ganhar seu primeiro filho, trabalhava no mercado financeiro.
Arte: Claudia Nevacchi

As participantes discutiram, sobretudo, o papel da mulher na sociedade e a relação com um mercado de trabalho que não está preparado para lidar com a maternidade. “Mais do que isso, o mercado não está em condições de lidar com a família”, disse uma das mães, lembrando que os pais também sofrem preconceitos e discriminação no trabalho, frutos da paternidade. Outra mãe completou: “Cuidar de um ser também é um compromisso com o coletivo”.

A formação da rede de mães empreendedoras tem como fundamento esta questão: se mais mães puderem trabalhar com a flexibilidade que permita dedicar-se a seu filho, não temos certeza se eles serão parte de um mundo melhor, mas com certeza estamos contribuindo para um mundo com mais amor.

A rede articula mães empreendedoras com a intenção de formar um grupo que se reúna, indicando e contratando outras mães.

Supermulheres?

Para Priscila Castanho, da Abraço Materno, uma das organizadoras do encontro e colaboradora do Espaço Nascente, as mães empreendedoras são supermulheres. “Mas não precisamos ser. Podemos acionar esta supermulher, porque sabemos que damos conta de tudo, mas não podemos ser 100% supermulher. Precisamos de apoio e ajuda”, diz.

Este apoio pode ser na vida pessoal, com marido e famílias, mas também no trabalho, em especial com apoio de outras mães, tanto profissionalmente (com permutas e indicações), quanto para promover trocas.

Existe um modelo de empreendedorismo materno? Esta pergunta também surgiu ao longo do encontro. Que práticas e modelos dão certo? Quais não são bem sucedidos?
   
Outros encontros virão. Estas questões voltarão a surgir e outras aparecerão. O importante é que demos início a um processo e a esta roda, esta ciranda de mulheres que voltarão a se encontrar e a se apoiar.

As participantes encaminharam a criação de uma lista com os emails de quem esteve presente ao encontro e a realização de novas reuniões com temas específicos.

25 de maio de 2012

Em SP, onde deixar seu bebê para um compromisso à noite? Com a Roberta!

Roberta e Pietra

A mais recente empreitada da produtora cultural Roberta Martinho começou por necessidade própria. Mãe de Pietra, de 1 ano e 2 meses, ela acaba de iniciar um trabalho como cuidadora no período noturno. “Muitas vezes, eu preciso ir num compromisso à noite, rápido, ou mesmo um cinema com meu marido ou jantar fora e não tinha com quem deixar minha filha”, explica.

O serviço é oferecido na casa dela em São Paulo, um ambiente totalmente adaptado para crianças, por um valor de R$ 20/hora.

Roberta define seu negócio como um empreendimento de mãe para mãe. “Acredito que o empreendedorismo materno seja ligado ao oferecimento de serviços que sejam importantes para outras mães, que liguem toda esta nova sensibilidade desenvolvida com a maternidade com uma forma de ganhar dinheiro com prazer, com afetividade”, diz.

Leia o depoimento completo de Roberta abaixo.

Para entrar em contato, escreva para o email robertamartinho@gmail.com
Meu negócio partiu de uma necessidade minha, um lugar de confiança que eu pudesse deixar minha filha por poucas horas, que ela ficasse brincando, e melhor ainda, um lugar que tivesse outra(s) criança(s).

Muitas vezes, eu preciso ir num compromisso a noite, rápido, ou mesmo um cinema com meu marido ou jantar fora.

Outro dia, estava brincando com a Pietra, que chega da escola por volta das 18h, tive este insight: vou eu oferecer este serviço!

Minha casa é completamente adaptada para crianças: a sala tem todos os brinquedos acessíveis, nenhum perigo, tem um espaço gostoso e a Pietra ama receber visitas.

Para começar, vou oferecer este serviço de segunda a sexta a partir da 18h e cobrar por hora um valor acessível para as mães que necessitem.

O meu trabalho é de produtora cultural. Adoro o que faço, mas desde que minha filha nasceu, veio junto esta vontade de fazer alguma coisa ligada ao universo infantil.

Este é um primeiro passo para algo maior. Não sei bem o que. Não defino. Mesmo porque acredito que o caminho se faz andando.

Acredito que o empreendedorismo materno seja ligado ao oferecimento de serviços que sejam importantes para outras mães, que liguem toda esta nova sensibilidade desenvolvida com a maternidade com uma forma de ganhar dinheiro com prazer, com afetividade.

Depois que a Pietra nasceu, veio junto com ela a vontade de pensar em algo ligado a crianças, em algo que me conecte ao universo que minha filha está, que me possibilite olhar o mundo com o olhar dela.

Quero neste momento, neste primeiro contato com um negócio que una a minha maternidade com uma forma muito agradável de ganhar dinheiro, entender possibilidades de caminhos, ter crianças por perto para entender em mim o que posso mais desenvolver neste sentido.

Começo feliz da vida, como disse, a oferecer o que é uma necessidade minha já que muitas e muitas vezes não posso ir a um compromisso com meu marido, pois não tenho um lugar bacana para deixar a Pietra".

Gostou do trabalho da Roberta?

Entre em contato com ela!

Fonte:  http://empreendedorismomaterno.blogspot.com.br/2012/05/em-sp-onde-deixar-seu-bebe-para-um.html


22 de maio de 2012

ARTE PARA BEBÊS

A idéia é aproximar os bebês do adulto responsável e de seus pares em um ambiente confortável e estimulador por meio das artes plásticas, levando em consideração suas necessidades motoras, tanto na organização do espaço, como nos materiais oferecidos e nas propostas de atividades. O objetivo é incentivar a curiosidade, a percepção e a possibilidade de fazer marcas explorando formas, volumes e cores. 

São oferecidos materiais diversos, com especial preferência aos naturais, como forma de provocar curiosidade, ligação e respeito à natureza, cada vez menos acessível às crianças metropolitanas.

Os bebês têm a oportunidade de manipular e experimentar diferentes materiais com matéria-prima comestível. Entre eles estão: sementes; massinhas; tintas a base de anilinas e farinhas; aquarelas produzidas a partir de açafrão, urucum, beterraba, espinafre, entre outros produtos naturais; gizes de cera de abelha e de lousa anatômicos.

As aulas são conduzidas pela artista plástica e arte educadora Suzana Soares. Sua formação acadêmica é Comunicação Social (PUC-SP) com pós-graduação no ISE (Instituto Superior de Educação/SP) em educação infantil. Ensina artes na Associação Educacional Arte de Ser e em seu ateliê. Pratica e ensinou dança e expressão corporal. Atualmente trabalha com conscientização corporal, por meio da Eutonia, aliada ao ensino de artes, para adultos e crianças. Formada pela Escola Panamericana de Artes estudou, com diversos profissionais, desenho, pintura, cerâmica, escultura e produção de materiais, incluindo tintas naturais.

Produz tintas, gizes e lápis a partir de elementos naturais como, cascas de árvores, folhas, frutos, raízes, terras e areias, com as quais cria seus quadros. Desde de 1999 realiza exposições de seus quadros e esculturas em diversos espaços no Brasil e no exterior.

Realiza cursos de capacitação continuada para professores e, nesta área, coordena o Projeto “Arte, Educação e Cuidados para crianças abrigadas”, da Aliança Pela Infância.

Informações:

Suzana Soares
(11) 8226-9793




17 de maio de 2012

Como avaliar se o sling de argola é de qualidade

Rosangela Alves, mãe da Heloisa (3 anos) e do Gabriel (5 anos)


O sling de argola é um “xale” de mais de dois metrôs com duas argolas presas em uma das suas extremidades, que pode ser usado em variadas posições com crianças de 0 a 3 anos ou até 20 quilos (embora seja bem difícil, na prática, carregar uma criança com este peso).

É difícil escrever como deve ser um sling de argolas perfeito. Mas é possível escrever como esse sling não pode ser.

Nas slingadas, encontros mensais em que ofereço consultoria gratuita de carregadores, já apareceram diversos tipos de slings. Alguns, de péssima qualidade.

Isso me preocupa muito e me motivou a listar alguns cuidados importantes na hora de escolher o seu sling de argolas. Afinal de contas, isso diz respeito a segurança e conforto para você e seu filho.

Alguns itens muito importantes devem ser observados no sling de argola:

- A argola deve estar bem presa no carregador, pois a costura pode abrir com o tempo.

- A argola não pode ter emendas sem soldas e nem mal acabadas, porque sem solda, ela pode abrir a qualquer momento; e a solda mal acabada pode rasgar o tecido sem você perceber.

- A argola deve ter um diâmetro e uma espessura adequados para a finalidade. Argolas finas não travam o tecido, podendo fazê-lo afrouxar.

- A argola não pode ser de plástico, acrílico ou madeira. A de plástico não foi feita para uso com o sling e não aguenta o peso do bebê. Além disso, pode quebrar a qualquer momento sem dar sinais.

- A argola não pode ser achatada ou quadrada. A finalidade da argola no sling não é só travar o tecido, mas também facilitar o ajuste de acordo com a posição que a mãe quer carregar o bebê. A argola achatada trava o sling, dificultando o ajuste.

Um pouco mais sobre as argolas

Em seguida, você encontra indicações e contra-indicações detalhadas de cada tipo de argola, de acordo com o material de que são feitas. Em resumo, podemos listá-las assim:

ARGOLAS CONTRA-INDICADAS: de madeira, acrílico, de ferro niquelado, cromado ou zincado, e plástico.

ARGOLAS COM INDICAÇÃO RESTRITA: de aço inox com emendas; ou achatadas, ainda que inteiriças.

ARGOLAS ALTAMENTE RECOMENDADAS: De nylon, nacionais ou importadas; de aço inox sem soldas ou emendas (cilíndricas); de alumínio importadas.

Lembre-se: as costuras devem ser reforçadas e bem feitas. Os tecidos devem ser resistentes e de boa procedência. Existem tecidos baratos - alguns chineses e coreanos - que não recomendamos. Preferimos e utilizamos tecidos produzidos no Brasil.

ARGOLAS DE ACRÍLICO ou PLÁSTICO:

FINALIDADE: São usadas em aviamento, para roupas, bijuterias, bolsas, trabalhos de artesanato, etc.... SÃO IMPRÓPRIAS PARA A CONFECÇÃO DE SLINGS.
DESVANTAGENS: Extremamente frágeis. Podem ser encontradas em papelarias e armarinhos e são bem baratas.

ARGOLAS DE MADEIRA:

FINALIDADE: Para uso em cortinas e artesanato. SÃO IMPRÓPRIAS PARA A CONFECÇÃO DE SLINGS.

DESVANTAGENS: Frágeis e perigosas, elas estragam com facilidade, se molhadas. São facilmente encontradas em lojas de cortinas, artigos de artesanato, armarinhos em geral e são bem baratas.

ARGOLAS DE FERRO:

FINALIDADE: Inúmeras finalidades por ser resistente, principalmente na construção civil, acessórios para cavalos, etc... tem variados diâmetros, espessuras, com emendas ou não. SÃO IMPRÓPRIAS PARA A CONFECÇÃO DE SLINGS.

DESVANTAGENS: Oxidam (enferrujam). São pesadas e, se niqueladas, podem descascar e ser ingeridas (o níquel é tóxico). São facilmente encontradas em armarinhos e também são baratas.

CONSIDERAÇÕES: Muitas argolas aparentemente adequadas, e até bonitas, são na verdade, feitas de ferro. São geralmente revestidas por uma camada de níquel, zinco ou cromo, que são metais pesados, tóxicos, mas que dão a aparência brilhante e bonita à argola. Com impactos, esta camada geralmente se solta da argola, descascando. O lugar descascado fica desprotegido e enferruja em contato com a água.

DICA: Uma dica para saber se a argola é feita de ferro é aproximá-la de um ímã. Se o ímã gruda, a argola pode ser linda, mas é de ferro e desaconselhamos o uso.

ARGOLAS DE AÇO INOX COM EMENDAS

FINALIDADE: resistentes, pesadas e não enferrujam. São usadas em acessórios de cavalaria, arreios, indústria, etc.. De boa procedência sendo bem acabadas, são apropriadas para uso em slings.

DESVANTAGENS: depende da emenda. Geralmente são soldadas, e a qualidade desta solda é que vai definir se a argola é resistente. E também a maneira como foi feita a solda. São um pouco pesadas.

DESVANTAGENS
: Elas travam o sling com mais propriedade do que as argolas cilíndricas. Travam até demais, dificultando o ajuste durante o uso. Esta dificuldade de ajuste faz com que a pessoa force mais o tecido, podendo até danificá-lo, principalmente se o uso e as tentativas de ajuste forem muito constantes.

CONSIDERAÇÕES: As argolas achatadas funcionam como fivelas, sendo mais fácil folgar o tecido durante o uso do sling do que apertá-lo. É mais complicado difícil retirar a criança do sling para realizar os ajustes, então as pessoas acabam ajustando mal o tecido, tornando o uso desconfortável. Além disso, se o tecido estiver folgado demais, a criança não fica segura. Algumas pessoas desistem de usar o sling por conta disto.

ARGOLAS DE AÇO INOX SEM EMENDAS

VANTAGENS: Muitas. Extremamente seguras. Brilhantes, realmente muito bonitas. 100% lisas, facilitam o deslize dos tecidos durante os ajustes.

DESVANTAGENS: São poucos fabricantes no Brasil que produzem estas argolas, então o acesso é bem restrito. Algumas pessoas acham pesadas.

CONSIDERAÇÕES: Se o fabricante de slings que você contatou utiliza estas argolas, pode ter certeza de que se trata de um excelente produto e de que a escolha das matérias primas é realmente criteriosa.

ARGOLAS DE ALUMÍNIO

VANTAGENS: geralmente são produzidas nos Estados Unidos por uma empresa que as exporta para fabricantes de slings no mundo inteiro. São feitas exclusivamente para este fim, e o fabricante dispõe de laudos técnicos atestando a resistência delas mediante testes de laboratório. São muito bonitas e possuem um brilho fosco. São leves e resistentes. Suas dimensões e características são consideradas ideais.

DESVANTAGENS: O preço. A compra é feita em dólar, e sofre as sua variações de valor. Além disto, tem os impostos e taxas alfandegárias, que são repassadas ao produto.

CONSIDERAÇÕES: São, sem dúvida, uma excelente opção e altamente recomendadas, mas muitos fabricantes buscam alternativas igualmente seguras, visando tornar o preço do sling um pouco mais acessível.

ARGOLAS DE NYLON INJETADAS

O QUE É NYLON? O nylon é um polímero amplamente utilizado na indústria. Com o nylon, fabricam-se tecidos, linhas de pesca, cordas para violão, parafusos e engrenagens para a indústria e linhas para sutura em cirurgias, pois é um material extremamente resistente ao desgaste e tracionamento, além de ser inerte ao organismo (atóxico). Usado também em pára-quedas, cintos de segurança, equipamentos de rapel e alpinismo. Nylon é nylon, e plástico é plástico: coisas bem distintas!

VANTAGENS: Muitas! São leves, muito resistentes, atóxicas, duráveis, laváveis, podem ser encontradas em diversas cores.

DESVANTAGENS: Fabricação restrita, preço alto.

CONSIDERAÇÕES: Altamente confiáveis, sejam nacionais ou importadas (em geral, do mesmo fabricante de argolas de alumínio norte-americano). O nylon é injetado em formas cilíndricas e, por esta razão, as argolas são inteiriças.
Fonte: http://slingada.blogspot.com.br/2012/05/como-avaliar-se-o-sling-de-argola-e-de.html


16 de maio de 2012

Primeiro encontro sobre empreendendorismo para as mães de SP


No próximo dia 26 de maio, vamos realizar em São Paulo, o Primeiro Encontro de Empreendedorismo Materno.

A ideia é nos reunirmos para falar sobre o empreendendorismo e sobre as nossas experiências como mães trabalhadoras autônomas e empreendedoras. O que nos desafia? Como conseguimos dar conta de tudo? Que estratégias usamos no dia-a-dia? Quais os grandes problemas e dificuldades?

Mais do que isso, vamos nos perguntar, coletivamente: como podemos nos ajudar?

Vamos formar uma rede de apoio entre mães, que além das trocas de dicas e vivências, pode trocar contatos e fazer networking. Assim como a maternidade, nosso trabalho não pode ser solitário. Por isso, todas as mães empreendedoras e as que estão pensando em empreender estão convidadas!

O que: Primeiro Encontro de Empreendedorismo Materno em SP
Quando: Dia 26 de maio, sábado, às 13h
Onde: Espaço Nascente. Rua Grajaú, 599. Próximo ao metrô Sumaré.

* Não é necessário fazer inscrição.
* Compareça e leve uma contribuição para nosso lanche.
* Se desejar,  acesse a página do evento no Facebook e confirme a sua presença.

Informações:
(11) 2548-6383  
espaconascente@gmail.com
Blog Empreendedorismo Materno

14 de maio de 2012

Compartilhando...

Aula experimental de Musicalização para bebês e crianças, sábado 12/05/2012.



Os encontros são às QUINTAS-FEIRAS, aqui no Espaço Nascente:

14h30 - Turmas de bebês 6 meses a 2 anos (com adulto responsável acompanhando)
15h30 - Turmas de 3 anos completos a 5 anos (a criança já faz aula sem o acompanhamento do responsável).

***A realização das aulas depende de um número mínimo de participantes. Interessados confirmar presença por email: edimusical@gmail.com; espaconascente@gmail.com;

Coordenação:

Edsângela Holanda
(11) 9322-9840
http://teatroemusicaparabebes.blogspot.combr/


11 de maio de 2012

Sobre a preparação para o pós-parto

É possível se preparar para o pós-parto?
Sim e não!
Deixa eu me explicar...
Independente de como escolhemos empreender uma preparação para a chegada do bebê, o que acaba operando dentro da gente, e o que faz com que sintamos mais segurança e conforto, é o fato de que algo, no caso o pós-parto, passa a fazer parte do nosso universo de preocupações, e, assim, podemos nos organizar para que tenhamos o máximo de recursos para agir diante do novo.
Porém, quando estamos a nos preparar para algo, é quase inevitável sermos levados a considerar aquilo que sempre escapa à preparação, não é mesmo? Aquilo que imaginamos está sempre à mercê do que concretamente irá se dar, há sempre a possibilidade do imprevisto, da novidade...
A preparação portanto abarca tanto a nossa potência, quanto a nossa impotência. Levar ambos aspectos a sério é empreender uma verdadeira preparação. Por que digo isso?
Considerar que a preparação é um fim em si mesma é justamente não se preparar para o que de novo e surpreendente pode acontecer. Quando o imprevisto se der, ele pode acabar não sendo muito bem recebido. É capaz que vivamos tomados pela frustração ou ressentimento, pela paralisação ou pelo enrijecimento. O inverso também pode acontecer: se o pós-parto não puder fazer parte de nossas preocupações, quando ele chega, pode arrebatar, pois nos vemos sem os recursos para agir diante do novo.
Preparação, portanto, é estar presente para receber. Mas, ao receber, saber também que necessariamente irei me transformar. Preparem-se para a chegada de seus filhos, mas não se esqueçam também que eles são... a novidade!
Texto: Cristina Toledano (psicóloga)

7 de maio de 2012

Colher de Pau dessa semana!!!

Planejamento e organização.
Após a amamentação exclusiva, a re-estréia na cozinha da mãe cozinheira, da mãe aventureira e da mãe que não cozinha, mas que quer cozinhar.
Por onde começar e questões gerais sobre alimentação.
No Colher de Pau semanal.
Traga suas questões e sua experiência para compartilhar.
No Espaço Nascente
Rua Grajaú, 599, Perdizes – próximo ao metro Sumaré.

Maiores informações
011 7737 2922
011 4593 2237
011 3672 6561

Fabiolla Duarte
Doula
Consultora de alimentação natural
Colher de Pau – grupo semanal e grupo mensal sobre alimentação familiar natural